Projetos, sequências didáticas, planos ....passados e em andamento....

Sala de Recurso na EEEF Liberal Zandonadi: uma experiência com resultado
Tudo começou no ano de 2004, quando eu e o coordenador pedagógico Haroldo Deps fizemos um curso de 120 horas pela Prefeitura Municipal de Venda Nova com parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo através da Secretaria Estadual de Educação e assim conhecemos a Penha Avides e a Erondina. A primeira funcionária da secretaria de educação e do NAHAAs a segunda, funcionária da Prefeitura Municipal de Vitória e do CEDET de Vitória , ambas com trabalhos bem desenvolvidos com alunos com indicativos de Altas Habilidades/ Superdotação. Encantei-me com a área e parti para pesquisa e estudo. Me inscrevi no curso de pós graduação da Universidade de Lavras/ MG e lá conheci a sensacional Doutora Zenita Cunha Guenther, do qual agora sou admiradora e estudiosa de sua metodologia com os alunos bem dotados.
Após este caminhar montamos o processo e abrimos a Sala de Recurso na EEEF Liberal Zandonadi, no ano de 2005,  comecei meus trabalhos com os alunos com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação até então. Adotei a metodologia da Dra. Zenita e a do Sr. Joseph Renzulli, assim acredito  que consigo bons resultados com estes alunos .Neste espaço estaremos, a partir de agora,  postando aqui esses resultados para que vocês também possam conferir. Esperamos que gostem e participem enviando sugestões, elogios e críticas construtivas...abraços a todos e até a próxima postagem.
Katiucha Orrico
                 

                 Projeto: O Maravilhoso Mundo da História
Quadro:  “Hora da História”


Contar uma  história é como dar um presente de amor”
(Lewis Carrol)

Proponente: Katiucha Orrico de Moraes Guimarães
Público Alvo: Crianças e jovens entre 02 anos à 15 anos

JUSTIFICATIVA


Contar histórias é a mais antiga e, contraditoriamente, a mais moderna das formas de comunicação. Antigamente, era o papel das avós, sentadas ao pé da lareira ou em varandas. Em tempo de soberania das mídias, a figura do contador de história perde sua força de ato solidário para a cultura do individualismo.

Contar e ouvir histórias... Para as crianças, este é um grande estímulo no desenvolvimento da criatividade, na busca de soluções para os problemas, no desenvolvimento da capacidade imaginação, na criação de laços afetivos. Ainda, as histórias contribuem para formar o gosto e o comportamento leitor, pois quando  aprende a gostar de ouvir histórias, a criança se impulsiona a buscar suas próprias leituras. Além de contribuir para a ampliação do vocabulário, é um poderoso recurso de estímulo de desenvolvimento moral e psicológico , ajudando a formar valores que estão presentes nas histórias e em  seus personagens. Crianças que ouvem e contam histórias tornam-se adultos mais seguros e profissionais mais bem sucedidos.

Assim sendo, o Projeto O Maravilhoso Mundo da História com o quadro: Hora da História, propõe resgatar a contação de história, aliando a mágica dos contos ao potencial de abrangência geográfica do rádio e sua forma de comunicação tão própria: ‘proximidade’ e cumplicidade com o ouvinte, uma vez que este é o meio mais acessado em nosso município e entorno.
O município de Venda Nova do Imigrante se caracteriza pela preocupação em manter viva a história local através do envolvimento da comunidade via voluntariado ou resgate cultural. Acreditamos que este programa de rádio em alguns momentos propiciará a tradição oral e a perpetuação dos “casos” da região serrana do Espírito Santo, que apresenta as seguintes características: economia predominantemente agrícola, raízes na cultura italiana, espírito e vocação para o voluntariado, escassez de espaços culturais, que se limitam ao jornal local, Rádios (duas),  sendo uma comunitária e as Igrejas.

O Projeto acima citado proporcionará a contação, narração, dramatização de histórias, e poesias, bem como músicas infantis, utilizando como instrumento de disseminação, a Rádio Comunitária, no horário de  18h30min  às 19 h, às segundas- feiras. Serão três programas gravados em estúdio, e contará com a participação de vários convidados e toda última segunda-feira de cada mês o programa será ao vivo e com a participação das crianças, via telefone e internet.

Durante o programa realizado ao vivo, haverá sorteios de brindes voltados para o público infantil, como forma de envolvimento e participação do público-alvo.

“A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. Nas histórias , ela quer que lhe demos coisas mais altas do que podem entender. Isso a lisonjeia tremendamente. Mas, se o tempo todo a tratamos puerilmente, ela nos manda às favas.”
(Monteiro Lobato)

OBJETIVO GERAL

Possibilitar momento de contação de histórias para o público infantil, visando despertar  a habilidade de ouvir, o prazer pela leitura e o desenvolvimento de comportamento leitor.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

-        Propiciar momentos de contação de histórias;
-        Despertar nos ouvintes a habilidade de ouvir;
-        Sensibilizar as crianças e ouvintes para a importância do prazer da leitura;
-        Estimular e desenvolver o comportamento leitor em cada ouvinte;
-        Oportunizar uma rede comunicação entre ouvintes e rádio;
-         Resgatar e disseminar a cultura local através de contos e histórias passados na região;
-        Fazer conhecer, através das histórias, a cultura de outros lugares, muito além das fronteiras geográficas;
-        Por meio de dinâmicas diversas e vivências, despertar o contador de histórias que existe em cada uma, estimulando a imaginação e a sensibilidade;
-        Preparar o aluno para a exposição oral, no que diz respeito ao uso do corpo, voz, gestualidade, expressividade e escolha dos recursos.
-        Estimular os alunos a contar histórias.

           RECURSOS UTILIZADOS

      Durante o projetos serão utilizados computador, programa de rádio, telefone, internet, camêra digital, Cds e pen-drives, livros, CDs.









LEVEL TEENS        NA          RADIO COMUNITÁRIA 




GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO / SEDU
SUPERITENDÊNCIA DE AFONSO CLAUDIO/ES
E. E. E. F. “LIBERAL ZANDONADI”
SALA DE RECURSO A.E.E. E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
PROJETO ALUNO TALENTOSO

Proponente: Profª Katiucha Orrico de Moraes Guimarães
Público Alvo: Alunos Com indicativos de Altas Habilidades: Tayná Batista Lorenção; Dhiogo Botacim Alves; Bruno Garcia Lorenção; Gabriel Dias, Giuseppe Guimarães
Local: Sala Multifuncional da E.E.E.F. Liberal Zandonadi
Radio Comunitária
Duração: de fevereiro a dezembro de 2011.
Ação:

PROGRAMA: LEVEL TEENS




JUSTIFICATIVA








No ano de 2010 durante a execução do projeto “Teatro Musical: Os Saltimbancos” alguns alunos tiveram um destaque especial na área de linguagem e comunicação e foram convidados pelo presidente da Casa da Cultura a integrarem na grade da Radio Comunitária. Acreditando que o setor de radio e comunicação muito irá contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, formulamos e justificamos este projeto.



OBJETIVO GERAL


Possibilitar momentos de oralidade e comunicação, fomentando a interação e integração da escola com a comunidade.





OBJETIVOS ESPECIFICOS


  • Estimular o manuseio das novas tecnologias, possibilitando ao aluno o manuseio do computador, da internet, bem como dos equipamentos para o funcionamento da radio;
  • Propiciar momentos de reflexão e criticidade, através das entrevistas e pesquisas para o programa;
  • Formar nos alunos monitores para que os mesmos possam transmitir na escola as experiências vivenciadas.;
  • Despertar nas crianças e jovens o gosto pela musica;
  • Fomentar a Socialização.

PARCERIAS:

  • Escola Estadual Ensino Fundamental Liberal Zandonadi;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fioravanti Caliman;
  • Escola Fundação Deolindo Perim;
  • Escola Coopeducar;
  • Comunidade local, através dos patrocínios para a distribuição dos brindes;
  • Casa da Cultura
  • Radio Comunitária.

RECURSOS UTILIZADOS:

Durante o projeto serão utilizados , máquina digital , computador, pen drive.



DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

PROGRAMA: LIVEL TEENS

O programa é toda sexta-feira com uma duração de 02 horas no ar de 8h às 10h. É apresentado por uma dupla, o aluno Dhiogo e a aluna Thayná. O formato do programa é destinado ao mundo jovem (Teen) tendo como vinheta de abertura uma música do fenômeno musical Jostin Bieer, durante a programação são apresentados musicas que estão nas paradas de sucesso do mundo Teen ( MTV, Internet), e entre os blocos musicais há Informações sobre os Astros e Estrelas bem como o Informe Educacional. O programa sendo na sexta temos a possibilidade de fazer uma previa do final de semana ( baladas e eventos). A cada quinze dias há uma entrevista, com os músicos locais ( as bandas que estão surgindo em nossa região), e entrevistados variados.












GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO / SEDU
SUPERITENDÊNCIA DE AFONSO CLAUDIO/ES
E. E. E. F. “LIBERAL ZANDONADI”
SALA DE RECURSO A.E.E. E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
PROJETO ALUNO TALENTOSO

Proponente: Profª Katiucha Orrico de Moraes Guimarães
Professora Convidada: Jaqueline Briochi Machado
Público Alvo: Alunos Com indicativos de Altas Habilidades: Agnes Minete Araujo; Ângelo Carlos Viana Pimentel; Gabriel Brioschi Caliman; Gabriel Págio Pimenta; Jacyane da Silva Specimille; Joice Machado Romão; Luis Felipe Donna Rocha; Pablo Matheus Andreão; Ruan Silva Tonolli; Sthefanie Lavareze Zambon; Tayná Batista Lorenção; Thiago Donna Rocha; Thalia Quirino da Silva; Diogo; Fernanda Falquetto; Alan de Paula Brusco; Daniel Betini Altoé; Elissa Yuri Maeda Kiuchi; Florentino Falqueto Neto; Gabriel Cardozo Uliana; Giusepe Tonete Guimarães; Hensley Dalfior Viana Neto; Julio César Brambila Mota; Kaelly Venturim Gomes; Paola Brusco Ribeta; Sabrina Ramos Pinto; Thiago Cardozo Uliana; Yuri Gratieri Codesso; Alice Brioschi Machado;E Alunos do Atendimento Educacional Especializado: Bruno Campos;
Cleydmar Augusto Soares;Clodoaldo Corrêa da Silva Junior;Fabiana Camilo Batista;
Gabriele Santiago Lovo;Gleyciane Figueiredo Dalbó;Guilherme Gomes Siqueira;
Helen Barbosa Fagundes;Luana Sansão Zavarize;Paola de S. Bastos;Raniela Marques Simões;Rubens Souza da Silva;Tiago Domingos Rosa.
Local: Sala Multifuncional da E.E.E.F. Liberal Zandonadi
Duração: de fevereiro de 2010 em andamento
Ação:

FOTOGRAFIA EM FOCO!


JUSTIFICATIVA
No ano de 2009 foi iniciado o projeto Fotografia em foco, dentro de uma única perspectiva: Durante o processo do projeto Voluntários: Trabalho do Coração! As crianças começaram a ser direcionadas pela professora com o intuito de capturar imagens desses voluntários sob diversos enfoques. Naquele momento as crianças surpreenderam a todos e a professora juntamente com a classe dos Alunos Talentosos resolveram transforma o que antes era uma extensão há um produto total. Daí surgiu o Projeto Fotografia em foco! Neste ano, 2010 a Sala de Recurso está sendo um ambiente acolhedor para os alunos da Educação Especial da duas esferas os com indicativos de Altas Habilidades e os do Atendimento Educacional Especializado. Algumas vezes o mesmo ambiente é dividido por estas crianças e pelas duas professoras. As professoras então conversaram com os alunos e entre si e resolveram planejar juntamente, alguns projetos, pensando-se na inclusão de fato!Um destes projetos foi a extensão do Projeto Fotografia em foco que só foi possível com o auxílio de pessoas dispostas a ensinar e aprender juntas com todos os envolvidos, algumas técnicas que visam ajudar no crescimento tanto pedagógico como pessoal das pessoas interessadas a participar destes trabalhos. 

A fotografia no meio escolar pode tornar-se uma nova maneira de ampliar o conhecimento dos alunos, no sentido de conhecerem a linguagem da fotografia como meio artístico entre outros meios. Estabelecendo conexões entre produções fotográficas que envolvem a natureza, a descoberta de novos olhares sobre o espaço no qual vivem, feito através de uma câmera. Como a fotografia nada mais é do que a escrita da luz através da imagem, é a mais pura forma de comunicação visual, não necessitando assim de uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução,apenas o que  diferem são as interpretações através da linguagem visual. Pensando na complexidade da arte de fotografar e na diversidade de benefícios que ela pode oferecer é que respaldamos nossa principal proposta de educar e conscientizar os alunos sobre a arte de fotografar e sentir-se mais encorajados a sair em busca dos melhores olhares que possam ter sobre tudo que os cercam. Utilizando desta linguagem como meio de comunicação, percebendo que a fotografia está inserida em nosso cotidiano de várias formas não apenas em museus, galerias e espaços artísticos. Nessa abordagem, entende-se que, às vésperas do terceiro milênio, a fotografia pode servir como um elo de reintegração entre a arte, a ciência, a cultura e a sociedade, numa perspectiva de visão complexa, holística e interdisciplinar.



OBJETIVO GERAL


Sensibilizar todos os alunos da Educação Especial a perceberem o olhar diferenciado sobre alguém ou algum objeto. Aqueles que possuírem a habilidade propiciar momentos de apreciação e aprendizagem.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Sensibilizar a criança sobre o olhar focado;
  • Levar o aluno a manusear a máquina digital, e o computador;
  • Propiciar momentos de reflexão e criticidade;
  • Estimular o manuseio das novas tecnologias;
  • Levar a criança a produzir Slides e Exposições;
  • Transformar as crianças em Monitores na própria escola

PARCERIAS:
  • Escola Estadual Ensino Fundamental Liberal Zandonadi;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fioravanti Caliman;
  • Escola Fundação Deolindo Perim;
  • Centro de Educação e Cultura Saber;
  • Comunidade local, através dos patrocínios para a reprodução das imagens;
  • AFEPOL – Associação da Festa da Polenta.

RECURSOS UTILIZADOS:

Durante o projeto são utilizados a máquina digital da escola , da professora Katiucha, e de alguns alunos,o computador, pen drive, data show,


DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

Fotografia em Foco I : Voluntários Trabalho do Coração!
E Festa da Polenta. 

 
Durante a Festa da Polenta que acontece no Município de Venda Nova do Imigrante/ES, sempre no mês de outubro no feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, quatro alunos do Projeto Aluno Talentoso irão para a festa juntamente com a professora Katiucha. No ano de 2009 foram com o objetivo de capturar imagens dos voluntários exercendo suas atividades, com o produto foi feito Slides, e Exposição Fotográfica em Banners Gigantes. Este ano mais quatro crianças irão e os objetivos estão sendo traçados. Também está sendo analisada a possibilidade de alguns alunos do AEE acompanharem, este ano, e participarem desta ação.


Fotografia em Foco II : Formação de Eco Guardas Curumins!




No decorrer da formação os alunos do Projeto Aluno Talentoso estão capturando imagens dos lugares que tem visitado. Já foram no Parque Estadual Pedra Azul /ES, no Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá em Venda Nova do Imigrante/ES, e está agendado a visita ao Parque Estadual Forno Grande e No Parque Nacional do Caparaó/ES. Já foi montado um Banner e a proposta é uma exposição fotográfica ao final da Formação e também produção de Slides para que os alunos monitores utilizem durante suas palestras para as Escolas envolvidas.


Fotografia em Foco III : Musical Os Saltimbancos de Chico Buarque e Peça Teatral O Rapto das Cebolinhas de Maria Clara Machado.


Um grupo de alunos do Projeto Aluno Talentoso estão nos ensaios para a apresentação ao final do ano do Musical Os Saltimbancos, então outro grupo foi convidado para fazer todo registro fotográfico da preparação e da apresentação final. Da mesma forma que aconteceu no Saltinbancos estamos desenvolvendo um trabalho pedagógico fotográfico na peça teatral O rapto das Cebolinhas.


Fotografia em Foco IV : Olhares e.......

As professoras Jacqueline e Katiucha resolveram trabalhar juntas e o resultado está surpreendendo a todos. No mês de maio as crianças do AEE começaram a capturar imagens da sala de Aula. Foi lançado alguns questionamentos: O que você gosta? O que chama sua atenção? Para você o que é mais importante na Sala de Recurso.... a partir destes questionamentos as crianças começaram a capturar as imagens. Como estamos lidando, agora, com um público diferenciado foi necessário a presença de dois profissionais, enquanto a professora do AEE ficava com a criança direcionando os comando e sensibilizando a percepção do olhar a professora Katiucha ficava capturando imagens do processo. A proposta é também foi a exposição fotográfica ao final de 2010 na Assembleia Legislativa.






Fotografia em Foco IV : Olhares e.......
Aluna Gleiciane e Professora Jaqueline