Entrevistas, depoimentos e bate papo!
FÔRMA DE TALENTO
Meu nome é Dhiogo Botacim, tenho 14 anos e comecei a fazer o projeto Aluno Talentoso há aproximadamente um ano e meio atrás. Influenciado e convidado por dois amigos que já participavam a algum tempo do Projeto, eu procurei a professora coordenadora do Aluno Talento, Katiucha Orrico Guimarães. Fui avaliado, estudado e incentivado cada vez mais a participar das diversas atividades existentes dentro do projeto. Logo na primeira semana, minha primeira atividade foi à participação no Eco-Guarda Curumim, que com uma aprendizagem extraordinária a instrutora nos ensinava a cada passeio coisas novas e incentivadoras sobre a proteção e preservação do meio ambiente. Após este caminhar, ingressei em muitas outras atividades: Roda de leitura, que nos mostra as diversas faces de um livro e a diversidade existente em histórias; Pintura de bolsas, que nos incentivava cada vez mais a adquirir uma nova habilidade dentro da arte; O teatro, que de outra maneira nos ingressava em um estilo de arte diferente que em cada das nove apresentações surgia novas expectativas e resultados a serem descobertos. O projeto não só me trouxe diversas atividades dentro e fora da Escola Liberal Zandonadi, mas me favoreceu diversos cursos que entres eles posso citar o Audiovisual, que no decorrer de uma semana, tivemos o prazer de conhecer e aprender como se manipular uma maquina filmadora, criando uma curta metragem da qual demos o nome de Socol. Uma experiência única e que futuramente tenho certeza que me trará diversos benefícios. Logo em seguida deste curso, fui convidado a produzir um pequeno vídeo onde iremos mostrar não só os três dias da Festa da Polenta mais também a disponibilidade de duas das muitas projeto e que cada vez mais se interessam em buscar e criar novas formas de aprendizagem através do teatro, da música, da pintura, da filmagem e fotografia e tantos outros meios artísticos.
Nos dias de hoje o projeto Aluno Talentoso demonstra para mim e para todas as crianças e jovens que participam um meio de se expressar e mostrar algum dom e como o próprio nome já diz TALENTO, que necessita ser descoberto e estimulado. Com o apoio das Escolas, principalmente do Liberal Zandonadi, temos a oportunidade de criar e aprender através da técnica e da atitude. Espero que sempre os dons dos estudantes se mostrem através de meios como o projeto, e a nossa grande professora coordenadora Katiucha, que sempre nos da apoio e nos conforta com suas palavras e sua competência profissional, sendo assim muito mais que uma professora e sim uma amiga.
Relato de Experiência Aluno:
Dhiogo Botacim
Repórter Mirim: Alan de Paula Brusco e Wilian de Jesus Alves ambos com 09 anos.
07/06/11
Os alunos destas professoras muito aprenderam com este incrivel passeio. A aluna Maria Eduarda Casa Grande Altoé nos contou que “Que as manchas vermelhas na árvore é sinal de ar puro!”. Enquanto que a aluna Emily Roberta Inacio Souza disse que “O aquecimento das aguas feito pelas garrafas peti é muito bacana...adorei também conhecer o nome das árvores na trilha!” .O aluno Isaque Bernardo ficou encantado em saber sobre os morcegos que não se alimentam de folhas, eles se escondem utilizando-a como abrigo, a maioria dos morcegos se alimentam de frutas e fazem a dispersão de sementes.
Para a professora Silésia o motivo do passeio foi para que as crianças pudessem ver a preservação do meio ambiente, pois sabemos que se não preservamos não teremos mais nada. Para a professora essa é agrande lição que os alunos tiraram do passeio. A professora Maria da Penha completa com a importância de levar até as crianças os conhecimentos de fauna, flora próximos do lugar onde vivem.O que vem completar os estudos realizados em sala de aula.
Repórter Mirim: Yuri Gratieri Codesso e Ricardo Chaves Christo ambos
com 11 anos.
08/06/11
PARQUE ESTADUAL FORNO GRANDE
Nesta terça-feira dia 07 de junho, dando prosseguimento as atividades planejadas pelos professores da EEEF Liberal Zandonadi os alunos das 4ª series foram a um passeio a o “Parque Estadual Forno Grande” com objetivo de aprender um pouco mais sobre o nosso Ecossistema. Esse estudo foi comandado pelas professoras:Glória Falqueto Amorin e Simone Aparecida Guimarães e tiveram o apoio de Ana Paula Soares Pachú.
Segundo a professora Glória: “O objetivo é levar os alunos a um Parque de preservação ambiental. Lá, as crianças percebem a importância do cuidado com plantas e animais. Aprendem que é possível conviver em harmonia : Homen X Meio Ambiente.
O aluno João Pedro de Paula Lima, logo no inicio do passeio estava ansioso e nos contou: “Eu espero encontrar vários tipos de animais e também aprender mais sobre o Meio Ambiente. E o aluno Bruno Belisário estava esperando encontrar árvores, animais e maior contato com a natureza.
A professora Glória após o passeio foi questionada como ela percebia a interação das crianças como Meio Ambiente e disse que: “De forma descontraída e surpreendente. Se admiram com tudo que vê, parecendo que querem conhecer tudo ao mesmo tempo. Após ouvir as orientacões do guia sobre a filosofia de um ambiente preservado, ficam atentas e ouvem tudo com atenção.
Já o aluno Gabriel Lafaiete dos Santos nos contou que : “Gostei, foi bom porque eu aprendi muitas coisas pelo vídeo, andando na trilha e lá é muito bom. E aprendemos sobre o gato-do-mato,o cachorro-do-mato,a cobra e sobre o gavião”.
Percebemos com esta reportagem que os alunos participaram e interagiram com a natureza. E que o objetivo da professora Glória de maior contato com a natureza para perceberem a importância de se preservar foi alcançado com sucesso.
Reporter Mirim: Heitor Alves Falqueto e Julio César Brambila Mota ambos com 10 anos em 10/06/11
PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL
No dia 08/06/11, quarta-feira, os alunos da 3ª séries do turno vespertino da EEEF Liberal Zandonadi foram fazer um passeio ecológico no Parque Estadual Pedra Azul. Com a companhia de Ana Pala Soares e tambem das profesoras Rosana Sossai Ambrosim e Ana Aparecida Lavares Zambon .
Os alunos foram ao parque para conhecer um pouco mais sobre a preservação da natureza.
Logo no começo do passeio o aluno Matheus Oliveira da Silva da serie 3°d nos falou: “Que queria encontrar coisas novas, ver animais, como o tamanduá e pássaros bem como muitas árvores”. Também o aluno Renam Zardo Firgulha nos disse que “...queria ter uma avetura,com animais,trlhas e muita diverção”.
Ana Paula , pessoa responsável pelo apoio nos passeios credita que o motivo deste passeio é que os alunos encontrem um ambiete diferente do qual eles moram.
A professora Ana Aparecida disse que “...o passeio seria em comemoração à semana do meio ambiente e para concientizar os alunos da importanciância de preservar o meio ambiente.E escolhemos o parque porque tem haver com o assunto estudado em sala de aula,sobre rochas.”
A professora Rosana acredita que a interação entre as salas promove o contato entre os grupos,assim eles tem sempre uma afinidade entre sí.A professora Ana Aparecida completa dizendo que é muito bom uma troca de aprendizado dos alunos.
Já no final do passeio o aluna Veronica Lorenção de Jesus da 3°c falou que aprendeu sobre as arvores,liquens e animais.
Percebemos que este passeio monitorado muito contribuiu para a interação e aprendizagem dos alunos e que momentos como este enrriquecem a educação de nosso municipio.
Repórterm Mirim: Heitor e Ricardo na Fjordland
29/06/11

Os alunos Heitor e Ricardo da escola Liberal Zandonadi e do projeto Aluno Talentoso fizeram uma viagem ao Fjordland com a turma das 1ª series com o motivo de entrevistar os alunos.
O passeio foi direcionado pelas professoras dos primeiros anos do turno vespertino da EEEF Liberal Zandonadi, Marinês Buzato, Alba Valera Bissoli e Ana Paulça Soares.
A aluna Leidimira de Freitas Silvas disse que:
“Espero encontrar animais ,cavalos, borboleta etc.A professora Alba Valéria Bissoli disse que o motivo do passeio foi que “Estamos desenvolvendo um projeto sobre o meio ambiente para conscientização dos alunos.E que posso o projeto.
A professora Marines disse que:”Como nós estamos na semana do meio ambiente nos escolhemos um lugar muito verde.
A aluna Pietra da Costa Simoni disse que gostou de:”Ficar brincando no parquinho ,andar de cavalo e o video me chamou atenção .E eu gostei muito.
A profera Marines Buzato disse:”As crianças estão envolvidas com tudo que estão observando e mostrado muito interesse e muita expectativa para conhecer os diferentes lugares”.
O aluno Daniel Cabral Cruz disse que:”gostou de brincar de pic pega e também de andar de cavalo”.
A outra aluna Hilda Mayara Lorenção Borges dis que:”Gostou de brincar na gangorra e gostou também de andar de cavalo”.
A aluna Vitória Buzato Pordo falo que:”Queria encontrar árvores e passarinhos”
Reporter Mirim: Pablo Andreão
Entrevista com Pedro Henrique
NOME: Pedro Henrique Cassaro Travaglia
PAI: Luciano Travaglia
MÃE: Andreia Cassaro Leao
LOCAL DE NASCIMENTO: Venda Nova do Imigrante
IDADE: 17 anos
COR: Branco
COMIDA FAVORITA: A da mamãe, KK. Pizza.
LIVRE QUE LEU OU ESTA LENDO: 1808.
PASSA TEMPO PREFERIDO: Computador
ESCOLA EM QUE ESTUDA: Fioravante Caliman.
PAT: Pedro, fala para agente um pouco da sua historia no karate.
PEDRO: Bom, comecei bem cedo a praticar o karate, com oito anos e alguns quilinhos a mais, RS. Meu primeiro objetivo era perder peso, três anos depois meu objetivo já era as competições.
Mais não só de medalhas vive um atleta, e sim a educação que aprendemos dentro do tatame, mais desde os 11 anos então eu participo de competições, conhecendo vários lugares inclusive o exterior.
PAT: De todas as suas medalhas e troféus qual é a mais importante para você?
PEDRO: Sem duvidas os dois que me marcaram bastante foram, a de campeão brasileiro de 2009 depois de três vices consecutivos, e a de vice campeão sula americano do mesmo ano , que por muito pouco não foi dourada.
PAT: O que você vai fazer no Paraguai e com quem você vai?
PEDRO: Vou representar o Brasil no Campeonato Sul Americano de Karate, que será realizado na capital Asunción, e de V.N. I só eu vou, do Estado tem mais uma menina da cidade da Serra. Portanto somos os 2 únicos atletas capixabas na Seleção Brasileira de Karate hoje.
PAT: Qual conselho você deixa para as crianças e jovens que querem fazer karate?
PEDRO: Olha, eu digo que karate não se faz apenas de competição, e sim uma família, a gente aprende a respeitar, não deixe que ninguém entre em caminhos errados. E também para quem pensa em ser atleta, que por mais difícil e árduo que seja o caminho, nunca desista, a única coisa que pode te vencer é você mesmo, desistindo e não acreditando que pode chegar.
PAT: Projeto Aluno Talentoso, por Eloisa Cassaro
aluna da 4ª série da EEEF Liberal Zandonadi
Meu nome é Joice Machado Romão, tenho 13 anos, estudo na E.E.E.F.e M. “ Fioravante Caliman ” faço parte do Projeto Aluno Talentoso há mais ou menos uns 3 anos seguidos. Pretendo continuar por muitos e muitos anos, porque esse projeto está sendo muito bom para mim e espero que continue sempre assim. A maioria dos alunos que entraram, não saíram até hoje.
Eu consegui aprender muitas coisas boas no Projeto, por exemplo: aulas de pintura em tecido, fiz também um curso muito bom de Audiovisual no qual aprendi a mexer em uma câmera profissional, vários tipos e jeitos de artesanatos, ganhei uma bolsa de informática e fiz o curso grátis, o que me ajudou muito na minha vida tecnológica, aprendi muitas coisas que não sabia, este curso foi de 40 horas e valeu muito apena! Gostaria de falar que aproveitei o curso muito bem, pois pensei que muitas outras pessoas poderiam estar pagando, e caro, para fazer aquele curso, e como tinha tudo em minhas mãos, o aproveitei o máximo que pude e tirei bom proveito dele.
Então eu recomendaria este projeto a todos que se destacam com um grande ou um pequeno talento, que tenham força de vontade e boa vontade porque quando você entra não quer mais sair !!
Nome: Joice Machado Romão
Entrevista com Sra. Glória Maria, professora de Língua Portuguesa e de Ciências da EEEF Liberal Zandonadi
Legenda:
PAT: Projeto Aluno Talentoso
PAT: Por que quis se formar se formar em Língua Portuguesa?
Profª Glória: Fiz Curso Adicional em Português e Ciências. Depois, fiz Superior em Pedagogia. Precisamos estar nos formando todos os dias, só assim você está seguro em lecionar a matéria.
PAT: Quais as dificuldades que encontrou?
Profª Glória: Estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
PAT: Algo ou alguém já te fez pensar em desistir da carreira?
Profª Glória: Se algo ou alguém tentar você a desistir da carreira ou de seus sonhos, fique longe dessa pessoa porque não é seu amigo(a). Nunca me desanimaram, pelo contrário, sempre encontrei apoio.
PAT: Se não fosse professora, que profissão gostaria de seguir?
Profª Glória: Vai parecer estranho, mas se não fosse professora, acho que seria policial. É uma carreira que me atrai. Teria na polícia a função investigativa.
PAT: Quando pretende se aposentar?
Profª Glória: Depende do Sindicato dos professores me dar uma resposta sobre direitos que tenho no estado. Acredito que em breve.
PAT: O que te marcou no passado?
Profª Glória: (risos) quando peguei um carro sozinha e sai dirigindo
PAT: Se pudesse voltar no tempo e mudar algo, o que mudaria?
Profª Glória: Não teria vindo de Minas Gerais para o Espírito Santo. Lá, Estudei seis anos da minha vida.
PAT: O que te faz rir?
Profª Glória: Uma boa piada
PAT: O que te faz chorar?
Profª Glória: A perda de pessoas muito queridas ou de raiva.
PAT: Um defeito:
Profª Glória: Me preocupar demais com os meus filhos.
PAT: Uma Qualidade:
Profª Glória: Solidariedade. Gosto de ajudar as pessoas
Repórter: Julio César Brambila Mota, 11 anos.
Em: 02/03/11
“Julio, obrigada por lembrar de mim em seu trabalho.Você vai crescer e também vai muito loooooonnnnnge! Que bom que você existe! Sua professora “
Entrevista com a Profª Paula Fávero da Silva, Professora de Educação Física da EEEF Liberal Zandonadi.
Legenda:
PAT: Projeto Aluno Talentoso
PAT: O que é Educação Física?
Profª Paula: A Educação Física é um campo de pesquisa quando trata – se de uma definição ampla que tem como objetivo de estudo o movimento, o corpo, suas relações, etc. Na escola, especificamente, a Educação Física é uma disciplina como qualquer outra, que traz as brincadeiras, os jogos, os esportes, a saúde, etc, como conteúdo. Há, porém uma diferenciação quanto às outras disciplinas, pois o sistema avaliativo é mais focado na participação nas aulas práticas e atualmente se busca uma formação individual voltada para a saúde (para que na idade adulta saibamos cuidar bem da nossa saúde, reconhecendo a importância do EFR, da boa alimentação, etc).
· PAT: Qual a importância dessa matéria na educação escolar?
Profª Paula: A Educação Física escolar é responsável pelo movimento corporal, sua relação com a cultura, com a saúde, por orientar como é possível praticar o EFR, o esporte, dentre outras práticas, para que sejam meio de promoção da saúde e do lazer.
· PAT: Você gosta do que faz? Por quê?
Profª Paula: Sim. Muito. Desde criança gostava das aulas na escola, pratiquei esportes, participei de competições. Então, fiz vestibular, passei, estudei o que gostava e posso colocar em prática. Mas a parte mais satisfatória é ver que o “meu aluno” aprendeu algo que eu ensinei e que poderá ajuda - lo durante sua vida.
· PAT: Há quantos anos está nesta profissão?
Profª Paula: Fazendo as contas...
Passei no vestibular com 17, entrei na faculdade com 18. Comecei a trabalhar no 3º período. Então eu tinha 19 anos. Hoje tenho 27. Logo, há aproximadamente 8 anos.
· PAT: Como a Educação Física entrou na sua vida?
Profª Paula: Quando estudava gostava muito das aulas de Educação Física. Pratiquei Voleibol, Futebol de campo, Beach soccer, Futsal e Handebol. Resolvi, então, tentar fazer faculdade de Educação Física porque gostava da ideia de ser professora. Gostava de esportes e a minha família poderia me ajudar, pois o custo do curso não é muito alto. Eu não teria como fazer curso de Odontologia ou Medicina, por exemplo, pois são cursos, que utilizam livros e materiais caríssimos.
· PAT: A Educação Física é apenas atividades com exercícios físicos ou há outras atividades na sala?
Profª Paula: A tendência trazida pelo CBC engloba ambas. As partes praticas continuam sendo o “carro chefe” mas há uma grande responsabilidade da Educação Física envolvendo a saúde, questões de respeito, relacionamento, etc.
· PAT: Como é sua relação com os alunos?
Profª Paula: Eu gosto muito dos meus alunos. Identifico – me bem como eles, sou brincalhona, me importo com eles, mas também sou um pouco exigente, pois espero que no futuro tenham aprendido comigo, com a Educação Física algo que lhes seja útil. E a cobrança é a parte chata. Assim, penso que tenho uma relação bem bacana com os meus alunos, mas também tenho problemas, como todos os outros professores.
· PAT: Como é seu dia-a-dia como professora?
Profª Paula: Eu tenho atividades bem variadas. Trabalho 4 manhãs e duas tardes na escola, com turmas de 2ª série dos anos iniciais do Ensino Fundamental até a 8ª série dos anos finais do Ensino Fundamental. À noite porém ( 4 noites por semana) e em alguns (muitos) finais de semana, trabalho com equipe de competição de Handebol.
· PAT: Onde você se formou? E quanto tempo demorou até concluir a faculdade?
Profª Paula: Estudei e conclui a graduação na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Iniciei o curso em dezembro de 2001. Terminaram as aulas em dezembro de 2005 e colei grau em março de 2006. Logo comecei após que conclui em 2007.
· PAT: De que esporte você mais gosta?
Profª Paula: Gosto mais de Handebol. Mais também gosto muito de Voleibol, Futsal, Futebol(campo e areia), Natação, Futebol Americano, Tênis, etc.
Aluno: Julio César Brambila Mota,11 anos.
EM 13/04/11
O que é ser um aluno talentoso?
Primeiramente ter bom comportamento e boas notas em sala de aula;
Ter algum talento que possa desenvolver ao longo do tempo na sala de recurso;
Ter bons desenvolvimentos com os colegas e com o coordenador do meio em que estamos;
Estar inteiramente envolvido nas ações do projeto e fazer operações para ser correspondido entre outras ações.
Vantagens de ser um aluno talentoso:
Fazer viagens diferentes e também ter conhecimentos científicos;
Ter elogios de outras pessoas que acompanham o movimento dos alunos;
Conhecer novas pessoas e lugares em primeira mão e ter eficientes explicações;
Ser pessoa conhecida por seu talento e compromisso com a sociedade do projeto;
E ter uma professora ótima como a Katiucha
P.S.: Todo este texto é de inteira responsabilidade e pensamento de Alan de Paula, 09 anos e Ricardo,11 anos.
Entrevista "Varal Minha Infancia"
Hoje, dia 23 de setembro de 2011, os alunos Tiago Camporez e Otávio Frontino Péterle Módolo, ambos da 4ª série, foram com sua professora Simone Guimarães, na Rádio Comunitária falar sobre a atividade “Varal Literário: Minha Infância”.
Segundo a professora Simone, essa atividade foi elaborada em conjunto com a professora Glória Falqueto, com o intuito de desenvolver a escrita e estimular a imaginação de cada criança.
Devido à repercussão das famílias e de toda a comunidade escolar e bem como das produções: os poemas, tanto as professoras como os alunos avaliaram que a atividade foi um sucesso atingindo os objetivos propostos.
Se você está curioso visite a exposição ainda aberta na Escola Liberal Zandinadi.
Alice Briochi Machado
6ª série
Fotógrafo: Julio Cézar Brambila Mota
Fotógrafo: Julio Cézar Brambila Mota