Repórter Mirim


Entrevistas, depoimentos e bate papo!
FÔRMA DE TALENTO
 Meu nome é Dhiogo Botacim, tenho 14 anos e comecei a fazer o projeto Aluno Talentoso há aproximadamente um ano e meio atrás. Influenciado e convidado por dois amigos que já participavam a algum tempo do Projeto, eu procurei a professora coordenadora do Aluno Talento, Katiucha Orrico Guimarães. Fui avaliado, estudado e incentivado cada vez mais a participar das diversas atividades existentes dentro do projeto. Logo na primeira semana, minha primeira atividade foi à participação no Eco-Guarda Curumim, que com uma aprendizagem extraordinária a instrutora nos ensinava a cada passeio coisas novas e incentivadoras sobre a proteção e preservação do meio ambiente. Após este caminhar, ingressei em muitas outras atividades: Roda de leitura, que nos mostra as diversas faces de um livro e a diversidade existente em histórias; Pintura de bolsas, que nos incentivava cada vez mais a adquirir uma nova habilidade dentro da arte; O teatro, que de outra maneira nos ingressava em um estilo de arte diferente que em cada das nove apresentações surgia novas expectativas e resultados a serem descobertos. O projeto não só me trouxe diversas atividades dentro e fora da Escola Liberal Zandonadi, mas me favoreceu diversos cursos que entres eles posso citar o Audiovisual, que no decorrer de uma semana, tivemos o prazer de conhecer e aprender como se manipular uma maquina filmadora, criando uma curta metragem da qual demos o nome de Socol. Uma experiência única e que futuramente tenho certeza que me trará diversos benefícios. Logo em seguida deste curso, fui convidado a produzir um pequeno vídeo onde iremos mostrar não só os três dias da Festa da Polenta mais também a disponibilidade de duas das muitas projeto e que cada vez mais se interessam em buscar e criar novas formas de aprendizagem através do teatro, da música, da pintura, da filmagem e fotografia e tantos outros meios artísticos.
Nos dias de hoje o projeto Aluno Talentoso demonstra para mim e para todas as crianças e jovens que participam um meio de se expressar e mostrar algum dom e como o próprio nome já diz TALENTO, que necessita ser descoberto e estimulado. Com o apoio das Escolas, principalmente do Liberal Zandonadi, temos a oportunidade de criar e aprender através da técnica e da atitude. Espero que sempre os dons dos estudantes se mostrem através de meios como o projeto, e a nossa grande professora coordenadora Katiucha, que sempre nos da apoio e nos conforta com suas palavras e sua competência profissional, sendo assim muito mais que uma professora e sim uma amiga.




Relato de Experiência Aluno:
Dhiogo Botacim





Repórter Mirim: Alan de Paula Brusco  e Wilian de Jesus Alves ambos com 09 anos.
07/06/11




Guaçu-Virá


No dia 06 de junho deste ano os alunos das turmas de 2ª séries do turno vespertino das professoras Maria da Penha Rodrigues da Silva,Silésia Herpit e com o apoio de Ana Paula Soares Pachú foram ao centro Guaçu-virá para aprenderem mais sobre a preservaçã do meio ambiente em comemoração o dia do meio ambiente. A EEEF Liberal Zandonadi preparou uma samana muito especial.
Os alunos destas professoras muito aprenderam com este incrivel passeio. A aluna Maria Eduarda Casa Grande Altoé nos contou que “Que as manchas vermelhas na árvore é sinal de ar puro!”. Enquanto que a aluna Emily Roberta Inacio Souza disse que “O aquecimento das aguas feito pelas garrafas peti é muito bacana...adorei também conhecer o nome das árvores na trilha!” .O aluno Isaque Bernardo ficou encantado em saber sobre  os morcegos  que não se alimentam de folhas, eles se escondem utilizando-a como abrigo, a maioria dos morcegos se alimentam de frutas e fazem a dispersão de sementes.
Para a professora Silésia o motivo do passeio foi para que as crianças pudessem ver a preservação do meio ambiente, pois sabemos que se não preservamos não teremos mais nada. Para a professora essa é agrande lição que os alunos tiraram do passeio. A professora Maria da Penha completa com a importância de levar até as crianças os conhecimentos de fauna, flora próximos do lugar onde vivem.O que vem completar os estudos realizados em sala de aula.





Repórter Mirim: Yuri Gratieri Codesso e Ricardo Chaves Christo ambos
com 11 anos.
08/06/11




PARQUE ESTADUAL FORNO GRANDE





Nesta terça-feira dia 07 de junho, dando prosseguimento as atividades planejadas pelos professores da EEEF Liberal Zandonadi os alunos das 4ª series foram a um passeio a o “Parque Estadual Forno Grande” com objetivo de aprender um pouco mais sobre o nosso Ecossistema. Esse estudo foi comandado pelas professoras:Glória Falqueto Amorin e Simone Aparecida Guimarães e tiveram o apoio de Ana Paula Soares Pachú.

Segundo a professora Glória: “O objetivo é levar os alunos a um Parque de preservação ambiental. Lá, as crianças percebem a importância do cuidado com plantas e animais. Aprendem que é possível conviver em harmonia : Homen X Meio Ambiente.

O aluno João Pedro de Paula Lima, logo no inicio do passeio estava ansioso e nos contou: “Eu espero encontrar vários tipos de animais e também aprender mais sobre o Meio Ambiente. E o aluno Bruno Belisário estava esperando encontrar árvores, animais e maior contato com a natureza.

A professora Glória após o passeio foi questionada como ela percebia a interação das crianças como Meio Ambiente e disse que: “De forma descontraída e surpreendente. Se admiram com tudo que vê, parecendo que querem conhecer tudo ao mesmo tempo. Após ouvir as orientacões do guia sobre a filosofia de um ambiente preservado, ficam atentas e ouvem tudo com atenção.

Já o aluno Gabriel Lafaiete dos Santos nos contou que : “Gostei, foi bom porque eu aprendi muitas coisas pelo vídeo, andando na trilha e lá é muito bom. E aprendemos sobre o gato-do-mato,o cachorro-do-mato,a cobra e sobre o gavião”.
Percebemos com esta reportagem que os alunos participaram e interagiram com a natureza. E que o objetivo da professora Glória de maior contato com a natureza para perceberem a importância de se preservar foi alcançado com sucesso.


Reporter Mirim: Heitor Alves Falqueto e Julio César Brambila Mota ambos com 10 anos em 10/06/11





PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL




No dia 08/06/11, quarta-feira, os alunos da 3ª séries do turno vespertino da EEEF Liberal Zandonadi foram fazer um passeio ecológico no Parque Estadual Pedra Azul. Com a companhia de Ana Pala Soares e tambem das profesoras Rosana Sossai Ambrosim e Ana Aparecida Lavares Zambon .

Os alunos foram ao parque para conhecer um pouco mais sobre a preservação da natureza.
Logo no começo do passeio o aluno Matheus Oliveira da Silva da serie 3°d nos falou: “Que queria encontrar coisas novas, ver animais, como o tamanduá e pássaros bem como muitas árvores”. Também o aluno Renam Zardo Firgulha nos disse que “...queria ter uma avetura,com animais,trlhas e muita diverção”.
Ana Paula , pessoa responsável pelo apoio nos passeios credita que o motivo deste passeio é que os alunos encontrem um ambiete diferente do qual eles moram.
A professora Ana Aparecida disse que “...o passeio seria em comemoração à semana do meio ambiente e para concientizar os alunos da importanciância de preservar o meio ambiente.E escolhemos o parque porque tem haver com o assunto estudado em sala de aula,sobre rochas.”
A professora Rosana acredita que a interação entre as salas promove o contato entre os grupos,assim eles tem sempre uma afinidade entre sí.A professora Ana Aparecida completa dizendo que é muito bom uma troca de aprendizado dos alunos.
Já no final do passeio o aluna Veronica Lorenção de Jesus da 3°c falou que aprendeu sobre as arvores,liquens e animais.
Percebemos que este passeio monitorado muito contribuiu para a interação e aprendizagem dos alunos e que momentos como este enrriquecem a educação de nosso municipio.







 Repórterm Mirim: Heitor e Ricardo na Fjordland

29/06/11

 
Os alunos Heitor e Ricardo da escola Liberal Zandonadi e do projeto Aluno Talentoso fizeram uma viagem ao Fjordland com a turma das 1ª series com o motivo de entrevistar os alunos.
O passeio foi direcionado pelas professoras dos primeiros anos do turno vespertino da EEEF Liberal Zandonadi, Marinês Buzato, Alba Valera Bissoli e Ana Paulça Soares. 
A aluna Leidimira de Freitas Silvas disse que:
Espero encontrar animais ,cavalos, borboleta etc.A professora Alba Valéria Bissoli disse que o motivo do passeio foi que “Estamos desenvolvendo um projeto sobre o meio ambiente para conscientização dos alunos.E que posso o projeto.
A professora Marines disse que:”Como nós estamos na semana do meio ambiente nos escolhemos um lugar muito verde.
A aluna Pietra da Costa Simoni disse que gostou de:”Ficar brincando no parquinho ,andar de cavalo e o video me chamou atenção .E eu gostei muito.

A profera Marines Buzato disse:”As crianças estão envolvidas com tudo que estão observando e mostrado muito interesse e muita expectativa para conhecer os diferentes lugares”.
O aluno Daniel Cabral Cruz disse que:”gostou de brincar de pic pega e também de andar de cavalo”.
A outra aluna Hilda Mayara Lorenção Borges dis que:”Gostou de brincar na gangorra e gostou também de andar de cavalo”.
A aluna Vitória Buzato Pordo falo que:”Queria encontrar árvores e passarinhos”








Reporter Mirim: Pablo Andreão




Estava eu na minha Sala de Recurso, no dia do Projeto Informática na Educação quando resolvi pegar uma câmera e filmar os Alunos Talentosos Luis Felipe Donna Rocha e Klesley Aparecido. Eles são meninos que desenham a mão livre, ampliando e reduzindo qualquer desenho. Fiquei de boca a berta com tal habilidade e resolvi então postar aqui no nosso blog um vídeo desses dois rapazes que ainda vão dar o que falar...No Level Teens com a Galera que será na Casa da Cultura no dia 20 de agosto deste ano esses dois farão uma Exposição dos desenhos. Não percam!!!!!


Entrevista com Pedro Henrique
por Eloisa Cassaro



NOME: Pedro Henrique Cassaro Travaglia
PAI: Luciano Travaglia
MÃE: Andreia Cassaro Leao
LOCAL DE NASCIMENTO: Venda Nova do Imigrante
IDADE: 17 anos
COR: Branco
COMIDA FAVORITA: A da mamãe, KK. Pizza.
LIVRE QUE LEU OU ESTA LENDO: 1808.
PASSA TEMPO PREFERIDO: Computador
ESCOLA EM QUE ESTUDA: Fioravante Caliman.

PAT: Pedro, fala para agente um pouco da sua historia no karate.
PEDRO: Bom, comecei bem cedo a praticar o karate, com oito anos e alguns quilinhos a mais, RS. Meu primeiro objetivo era perder peso, três anos depois meu objetivo já era as competições.
Mais não só de medalhas vive um atleta, e sim a educação que aprendemos dentro do tatame, mais desde os 11 anos então eu participo de competições, conhecendo vários lugares inclusive o exterior.
PAT: De todas as suas medalhas e troféus qual é a mais importante para você?
PEDRO: Sem duvidas os dois que me marcaram bastante foram, a de campeão brasileiro de 2009 depois de três vices consecutivos, e a de vice campeão sula americano do mesmo ano , que por muito pouco não foi dourada.
PAT: O que você vai fazer no Paraguai e com quem você vai?
PEDRO: Vou representar o Brasil no Campeonato Sul Americano de Karate, que será realizado na capital Asunción, e de V.N. I só eu vou, do Estado tem mais uma menina da cidade da Serra. Portanto somos os 2 únicos atletas capixabas na Seleção Brasileira de Karate hoje.
PAT: Qual conselho você deixa para as crianças e jovens que querem fazer karate?
PEDRO: Olha, eu digo que karate não se faz apenas de competição, e sim uma família, a gente aprende a respeitar, não deixe que ninguém entre em caminhos errados. E também para quem pensa em ser atleta, que por mais difícil e árduo que seja o caminho, nunca desista, a única coisa que pode te vencer é você mesmo, desistindo e não acreditando que pode chegar.
PAT: Projeto Aluno Talentoso, por Eloisa Cassaro
aluna da 4ª série da EEEF Liberal Zandonadi






UM  POUCO DE MINHA VIDA NESTE PROJETO

Meu  nome  é Joice  Machado Romão, tenho  13 anos, estudo  na  E.E.E.F.e M. “ Fioravante Caliman ” faço parte do Projeto Aluno Talentoso há mais ou menos  uns  3 anos seguidos. Pretendo continuar por muitos e muitos anos, porque esse projeto está sendo muito bom para  mim e espero  que continue  sempre assim. A maioria dos alunos que entraram, não saíram até  hoje.
     Eu consegui aprender  muitas coisas boas no Projeto, por exemplo: aulas  de pintura em tecido, fiz também um curso  muito bom de Audiovisual no qual  aprendi a mexer em  uma câmera  profissional,  vários tipos e  jeitos de artesanatos,  ganhei uma bolsa de informática e fiz o  curso grátis, o que   me ajudou muito na minha vida tecnológica, aprendi muitas coisas que não  sabia,  este curso foi de   40 horas e valeu muito apena! Gostaria de falar que  aproveitei  o  curso  muito bem, pois pensei  que muitas outras pessoas poderiam estar  pagando, e   caro,   para  fazer aquele  curso,  e como tinha tudo  em minhas mãos, o aproveitei  o máximo que  pude e tirei  bom proveito dele.
    Então eu recomendaria este projeto a todos que se destacam com   um grande  ou  um  pequeno talento, que tenham força de vontade e  boa vontade porque quando você entra não  quer mais sair !! 
Nome: Joice Machado Romão





Entrevista com Sra. Glória Maria, professora de Língua Portuguesa e de Ciências da EEEF Liberal Zandonadi
Legenda:
 PAT: Projeto Aluno Talentoso

  PAT: Por que quis se formar se formar em Língua Portuguesa?
     Profª Glória: Fiz Curso Adicional em Português e Ciências. Depois, fiz Superior em Pedagogia. Precisamos estar nos formando todos os dias, só assim você está seguro em lecionar a matéria.
PAT: Quais as dificuldades que encontrou?
          Profª Glória: Estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

                     PAT: Algo ou alguém já te fez pensar em desistir da carreira?                                                          
     Profª Glória: Se algo ou alguém tentar você a desistir da                          carreira ou de seus sonhos, fique longe dessa pessoa porque não é seu amigo(a). Nunca me desanimaram, pelo contrário, sempre encontrei apoio.

 PAT: Se não fosse professora, que profissão gostaria de seguir?                                            
      Profª Glória: Vai parecer estranho, mas se não fosse professora, acho que seria policial. É uma carreira que me atrai. Teria na polícia a função investigativa.

  PAT: Quando pretende se aposentar?       
     Profª Glória: Depende do Sindicato dos professores me dar uma resposta sobre direitos que tenho no estado. Acredito que em breve.

   PAT: O que te marcou no passado?       
    Profª Glória: (risos) quando peguei um carro sozinha e sai dirigindo

    PAT: Se pudesse voltar no tempo e mudar algo, o que mudaria?
Profª Glória: Não teria vindo de Minas Gerais para o Espírito Santo. Lá, Estudei seis anos da minha vida.

     PAT: O que te faz rir?
     Profª Glória: Uma boa piada

      PAT: O que te faz chorar?
     Profª Glória: A perda de pessoas muito queridas ou de raiva.

     PAT: Um defeito:
Profª Glória: Me preocupar demais com os meus filhos.

    PAT: Uma Qualidade:
Profª Glória: Solidariedade. Gosto de ajudar as pessoas
Repórter: Julio César Brambila Mota, 11 anos.
Em: 02/03/11


“Julio, obrigada por lembrar de mim em seu trabalho.Você vai crescer e também vai muito loooooonnnnnge! Que bom que você existe! Sua professora “






Entrevista com a Profª Paula Fávero da Silva, Professora de Educação Física da EEEF Liberal Zandonadi.
Legenda:
 PAT: Projeto Aluno Talentoso

  PAT: O que é Educação Física?
    Profª Paula: A Educação Física é um campo de pesquisa quando trata – se de uma definição ampla que tem como objetivo de estudo o movimento, o corpo, suas relações, etc. Na escola, especificamente, a Educação Física é uma disciplina como qualquer outra, que traz as brincadeiras, os jogos, os esportes, a saúde, etc, como conteúdo. Há, porém uma diferenciação quanto às outras disciplinas, pois o sistema avaliativo é mais focado na participação nas aulas práticas e atualmente se busca uma formação individual voltada para a saúde (para que na idade adulta saibamos cuidar bem da nossa saúde, reconhecendo a importância do EFR, da boa alimentação, etc).
    
·      PAT: Qual a importância dessa matéria na educação escolar?
    Profª Paula: A Educação Física escolar é responsável pelo movimento corporal, sua relação com a cultura, com a saúde, por orientar como é possível praticar o EFR, o esporte, dentre outras práticas, para que sejam meio de promoção da saúde e do lazer.

·      PAT: Você gosta do que faz? Por quê?
    Profª Paula: Sim. Muito. Desde criança gostava das aulas na escola, pratiquei esportes, participei de competições. Então, fiz vestibular, passei, estudei o que gostava e posso colocar em prática. Mas a parte mais satisfatória  é ver que o “meu aluno” aprendeu algo que eu ensinei e que poderá ajuda - lo  durante sua vida.

·      PAT: Há quantos anos está nesta profissão?
         Profª Paula: Fazendo as contas...
 Passei no vestibular com 17, entrei na faculdade com 18.     Comecei a trabalhar no 3º período. Então eu tinha 19 anos. Hoje tenho 27. Logo, há   aproximadamente 8 anos.

·      PAT: Como a Educação Física entrou na sua vida?
        Profª Paula: Quando estudava gostava muito das aulas de Educação Física. Pratiquei Voleibol, Futebol de campo, Beach soccer, Futsal e Handebol. Resolvi, então, tentar fazer faculdade de Educação Física porque gostava da ideia de ser professora. Gostava de esportes e a minha família poderia me ajudar, pois o custo do curso não é muito alto. Eu não teria como fazer curso de Odontologia ou Medicina, por exemplo, pois são cursos, que utilizam livros e materiais caríssimos.

·       PAT: A Educação Física é apenas atividades com exercícios físicos ou há outras atividades na sala?
          Profª Paula: A tendência trazida pelo CBC engloba ambas. As partes praticas continuam sendo o “carro chefe” mas há uma grande responsabilidade da Educação Física envolvendo a saúde, questões de respeito, relacionamento, etc.

·       PAT: Como é sua relação com os alunos?
    Profª Paula: Eu gosto muito dos meus alunos. Identifico – me bem como eles, sou brincalhona, me importo com eles, mas também sou um pouco exigente, pois espero que no futuro tenham aprendido comigo, com a Educação Física algo que lhes seja útil. E a cobrança é a parte chata. Assim, penso que tenho uma relação bem bacana com os meus alunos, mas também tenho problemas, como todos os outros professores.


·     PAT: Como é seu dia-a-dia como professora?
        Profª Paula: Eu tenho atividades bem variadas. Trabalho 4 manhãs e duas tardes na escola, com turmas de 2ª série dos anos iniciais do Ensino Fundamental até a 8ª série dos anos finais do Ensino Fundamental. À noite porém ( 4 noites por semana) e em alguns (muitos) finais de semana, trabalho com equipe de competição de Handebol.

·       PAT: Onde você se formou? E quanto tempo demorou até concluir a faculdade?
     Profª Paula: Estudei e conclui a graduação na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Iniciei o curso em dezembro de 2001. Terminaram as aulas em dezembro de 2005 e colei grau em março de 2006. Logo comecei após que conclui em 2007.

·       PAT: De que esporte você mais gosta?
          Profª Paula: Gosto mais de Handebol. Mais também gosto muito de Voleibol, Futsal, Futebol(campo e areia), Natação, Futebol Americano, Tênis, etc.

Aluno: Julio César Brambila Mota,11 anos.
EM 13/04/11







O que é ser um aluno talentoso?


Primeiramente ter bom comportamento e boas notas em sala de aula;
Ter algum talento que possa desenvolver ao longo do tempo na sala de recurso;
Ter bons desenvolvimentos com os colegas e com o coordenador do meio em que estamos;
Estar inteiramente envolvido nas ações do projeto e fazer operações para ser correspondido entre outras ações.

Vantagens de ser um aluno talentoso:

Fazer viagens diferentes e também ter conhecimentos  científicos;
Ter elogios de outras pessoas que acompanham o movimento dos alunos;
Conhecer novas pessoas e lugares em primeira mão e ter eficientes explicações;
Ser pessoa conhecida por seu talento e compromisso com a sociedade do projeto;
                             E ter uma professora ótima como a Katiucha

P.S.:   Todo este texto é de inteira responsabilidade e pensamento de Alan de Paula, 09 anos  e Ricardo,11 anos.

   






Entrevista "Varal Minha Infancia"

          
             

Hoje, dia 23 de setembro de 2011, os alunos Tiago Camporez e Otávio Frontino Péterle Módolo, ambos da 4ª série, foram com sua professora Simone Guimarães, na Rádio Comunitária falar sobre a atividade “Varal Literário: Minha Infância”.

O varal abordou o gênero literário poema e cada aluno criou o seu,  tendo que  relembrar sua infância, e todas as traquinagens de quando pequeno.
 
Segundo a professora Simone, essa atividade foi elaborada em conjunto com a professora Glória Falqueto, com o intuito de desenvolver a escrita e estimular a imaginação de cada criança.

Devido à repercussão das famílias e de toda a  comunidade escolar e bem como das produções: os poemas, tanto as professoras como os alunos avaliaram que a atividade foi um sucesso atingindo os objetivos propostos.
 
            Se você está curioso visite a exposição ainda aberta na Escola Liberal Zandinadi.



Alice Briochi Machado
6ª série


Fotógrafo: Julio Cézar Brambila Mota