quarta-feira, 20 de junho de 2012

FAMILIA E TRANSMISSÃO DE VALORES


 Palavras como inclusão, justiça, respeito, sustentabilidade, igualdade que são ouvidas com frequentemente em nosso cotidiano escolar. Que bom que elas estejam presentes  nesse espaço! Mas isso não é o suficiente, pois o ato de educar pressupõe sair do nível teórico para atuar no nível prático. E não raramente nos esquecemos de que respeito vem acompanhado simplesmente de atos tão simples como aguardar a sua vez na fila do lanche, sem furar a fila... colocar o papel do lanche na lixeira.
 Devemos realmente celebrar que a educação para os valores tenham chegado às escolas,  pois saber ser pessoa   é imensamente mais importante do que decorar datas comemorativas e fórmulas.. Entretanto, não devemos nos esquecer  que a escola tem  uma função distinta: A de oferecer instrução e formação intelectual. E que a educação e desenvolvimento pessoal, é antes de tudo, função da familia.
Assim sendo, não podemos nos esquecer que o  lar é o autêntico espaço formador de pessoas. E que as crianças aprendem cotidianamente com  seus pais, sobretudo, pelo que vêem neles, como atuam, como respondem perante os problemas. A criança antes de tudo necessita de modelos para o seu fazer e agir. E seus pais são seus primeiros modelos. Dessa forma, os exemplos de atitudes dos pais tem uma importancia relevante durante os primeiros anos  dos filhos. Até aos seis ou sete anos de vida, a criança corresponde ao modelo de educação que “ papai e mamãe quer” ou  seja, a criança vê o agir dos pais como verdades absolutas. A medida que  crescem vão compreendendo melhor por que é importante comportar-se dessa forma ou não, mas, guiando-se pelo que vêem em casa, especialmente até aos doze anos. Daí a  importância de educar as crianças através do exemplo.
Talvez por isso, a melhor forma de transmitir valores, de aprender a viver em sociedade, é não aplicar jamais a tão popular frase de “faz o que eu digo e não o que eu faço”. Se quisermos que nossos filhos alcancem uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na igualdade,  devemos começar por criá-los nós mesmos e “fazer o que dizemos”.
Os valores transmitem-se através do exemplo, mas assentam com força, graças à compreensão de que são necessários. Como podemos ajudar uma criança pequena a perceber esta importância? Uma boa maneira é aplicar a fórmula de “faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem com você e não faça com ninguém aquilo que não gostaria que fizessem com você ”. Em outras palavras: Colocar as crianças na hipótese de serem elas os protagonistas de certas atitudes.

Maria de Lourdes Fiorido
Profª AEE na EEEF Liberal Zandonadi

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