terça-feira, 17 de julho de 2012

Conbrasd 2012

Aluna Daniela Zanuncio ganhadora da Rifa





Agradecemos a todos que contribuíram coma rifa para que nossa Sala de Recurso possa participar do V Encontro Nacional do Conbrasd e I Encontro de Crianças e  Jovens Superdotados do RJ que acontecerá agora de 25 a 27 de julho na Universidade Federal Fluminense. 
Estamos com uma boa equipe: a Professora Katiucha Orrico irá apresentar um Relato de Experiência do Projeto ( programa) Aluno Talentoso juntamente com a Diretora da E.E.E.F. Liberal Zandonadi a Sra. Eliete Jubini Machado e os Alunos Giusepe Guimarães e Dhiogo Botacin irão representando os alunos da Sala de Recurso.
Acreditamos que esse Encontro será de grande importância e aprendizado para todos e desejamos boa viagem e bons estudos

Premio Boas Práticas Inclusivas do MEC

PRESTAÇÃO DE CONTAS




Para todos que acompanharam nosso processo no Premio estamos colocando aqui o resultado final. Após a visita técnica ficamos entre as 10 selecionadas mesmo! Ficamos felizes em participar deste premio e ficar entre as finalistas e também um pouco frustrados em não ficar entre as 3 primeiras colocadas. Mas sabemos que para a nossa Escola Estadual de Ensino Fundamental  Liberal Zandonadi ter ficado entre as 10 do Brasil e a única do ES é uma grande conquista.!



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 2º andar – sala 200 – CEP: 70047-900
Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Fone: (61) 2022-9217/9018 – Fax: (61) 2022-9231

NOTA TÉCNICA Nº 41 / 2012 / MEC / SECADI / DPEE

Data: 22 de junho de 2012
Assunto: Resultados do II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças

O Ministério da Educação – MEC por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, com apoio do CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE, instituiu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças por meio da Portaria MEC, nº. 1.246/2011.
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças objetiva promover, difundir e valorizar experiências inovadoras de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, de acordo com as seguintes Categorias:
Categoria 1 – Escolas Públicas
Categoria 2 – Secretarias de Educação
Categoria 3 – Estudantes de Escolas Públicas
Essa segunda Edição recebeu 738 inscrições nas três Categorias. Conforme o Artigo 17º do Regulamento, o processo de seleção compreendeu três fases; a Habilitação dos Participantes; a Seleção dos Relatos de Experiência e dos Textos Narrativos e o Julgamento para Premiação.
Na primeira fase do processo de seleção, foram habilitados 717 Relatos de Experiência e Textos Narrativos inscritos da seguinte forma:
Categoria 1 – Escolas Públicas: 519 Inscrições
Região Norte: 35
Nordeste: 95
Centro-oeste: 39
Sudeste: 187
Sul: 163
Categoria 2 – Secretarias de Educação: 123 Inscrições
Região Norte: 11
Nordeste: 26
Centro-oeste: 10
Sudeste: 44
Sul: 32
Categoria 3 – Textos narrativos de Estudantes de Escolas Públicas: 75 Inscrições
Região Norte: 1
Nordeste: 28
Centro-oeste: 4
Sudeste: 15
Sul: 27
Na segunda fase, a Comissão de Seleção classificou 40 Relatos de Experiência e/ou Textos Narrativos, assim distribuídos:
Categoria 1 – 10 (dez) Relatos de Experiências;
Categoria 2 – 10 (dez) Relatos de Experiências;
Categoria 3 –20 (vinte) Textos Narrativos, sendo 10 (dez) Textos Narrativos de Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 10 (dez) Textos Narrativos de Estudantes do Ensino Médio.
Conforme o segundo Parágrafo do referido artigo, durante a segunda fase, os membros da Comissão de Seleção emitirão pareceres técnicos mediante visitas às Escolas e Secretarias selecionadas.
Deste modo, receberam visitas técnicas as Escolas e Secretarias abaixo relacionadas:
CATEGORIA 1 – ESCOLAS PÚBLICAS
Região UF Município Nome
Norte AC Rio Branco E.E.E.F. Clarisse Fecury
Norte TO Araguaína E.M. José Ferreira Barros
Norte TO Palmas E.M. Sueli Pereira de Almeida Reche
Nordeste AL Arapiraca E.E.F.Claudecy Bispo
Nordeste CE Fortaleza CMES José Sobreira de Amorim
Nordeste CE Maracanaú EMEF José Dantas Sobrinho
Centro-oeste DF Brasília CEF 2 - Riacho Fundo
Sudeste ES Venda Nova do Imigrante E.E.E.F. Liberal Zandonade
Sul RS Erechim E.M.E.F. Othelo Rosa
Sul RS Cachoeira do Sul E.M.E.F. Taufik Germano

CATEGORIA 2 – SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO
Região UF Município Nome
Norte PA Ipixuna do Pará Secretaria Municipal de Educação
Nordeste PI Floriano Secretaria Municipal de Educação
Nordeste SE Aracaju Secretaria Estadual de Educação
Centro -oeste MS Campo Grande Secretaria Estadual de Educação
Sudeste MG Poços de Caldas Secretaria Municipal de Educação
Sudeste RJ São Gonçalo Secretaria Municipal de Educação
Sudeste SP Santo André Secretaria Municipal de Educação
Sul RS Santo Ângelo Secretaria Municipal de Educação
Sul SC Concórdia Secretaria Municipal de Educação
Sul SC Gaspar Secretaria Municipal de Educação
Conforme previsto no Artigo 19º, do Regulamento, foram premiadas três Experiências de Escolas Públicas, três Experiências de Secretarias de Educação, 3 Textos Narrativos de Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 3 Textos Narrativos de Estudantes do Ensino Médio.
Na categoria 1 – Escolas Públicas
A primeira colocada receberá:
- R$ 10.000,00;
- Troféu;
- Certificado;
- Intercâmbio envolvendo dois representantes da escola com experiências premiadas na Categoria;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação da experiência premiada.
A segunda colocada receberá:
- R$ 8.000,00;
- Troféu;
- Certificado;
- Intercâmbio envolvendo dois representantes da escola com experiências premiadas na Categoria;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação da experiência premiada.
A terceira colocada receberá:
- R$ 6.000,00;
- Troféu;
- Certificado;
- Intercâmbio envolvendo dois representantes com experiências premiadas na Categoria;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação da experiência premiada.
Na categoria 2 – Secretarias de Educação
A primeira colocada receberá:
- Intercâmbio envolvendo quatro representantes com experiências premiadas na Categoria;
- Troféu;
- Certificado;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação da experiência premiada.
A segunda colocada receberá:
- Intercâmbio envolvendo três representantes com experiências premiadas na Categoria;
- Troféu;
- Certificado;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação da experiência premiada.
A terceira colocada receberá:
- Intercâmbio envolvendo dois representantes com experiências premiadas na Categoria;
- Troféu;
- Certificado;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação da experiência premiada.
Na Categoria 3 – Estudantes de Escolas Públicas, serão premiados seis Textos Narrativos, sendo três de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e três de estudantes do Ensino Médio.
Cada estudante premiado receberá:
- Notebook;
- Passeio turístico por Brasília;
- Troféu;
- Certificado;
- Participação no VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;
- Divulgação do texto premiado.
Será concedida Menção Honrosa à Experiência Inclusiva de Educação Infantil.

Resultado
CATEGORIA I
1ª COLOCADA: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL PROFESSORA CLAUDECY BISPO DOS SANTOS
ARAPIRACA – AL
2ª COLOCADA: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ DANTAS SOBRINHO
MARACANAÚ - CE
3ª COLOCADA: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TAUFIK GERMANO
CACHOEIRA DO SUL - RS

CATEGORIA II
1ª COLOCADA: Secretaria Municipal de Educação de Ipixuna do Pará - PA
2° COLOCADA: Secretaria Municipal de Educação de Floriano - PI
3° COLOCADA: Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas – MG

CATEGORIA III
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
Keyves Siqueira Silva
Texto: “Inclusão: ensinando e aprendendo com as diferenças”,
Escola Estadual de Ensino Fundamental Escritor Alceu do Amoroso Lima
Campina Grande – PB
Merilena Alves de Lima Bueno
Texto: aqui, aprendemos com as diferenças.
EEscola de Educação Básica Luiz Davet
Major Vieira - SC
Suellen Oliveira dos Santos
Texto: “Sou cega e daí?”
Escola Núcleo Municipal Getúlio Vargas
Curitibanos – SC

ENSINO MÉDIO:
Anicler Santana Balbino
Texto: A escola aprendendo com as diferenças
Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira
Cascavel - PR
Francisco Yuri Carvalho Barboza
Texto: Minha escola me aceita
Escola de Ensino Médio Ana Facó
Beberibe - CE
Luiz Gustavo Sincaruk Vieira
Texto: “A penas um detalhe”
Escola Estadual João Adorno Vassão
Juquiá - SP

MENÇÃO HONROSA – EDUCAÇÃO INFANTIL:
Escola Municipal de Educação Infantil Creche “Criança Feliz”
Marília – SP

quarta-feira, 20 de junho de 2012

FAMILIA E TRANSMISSÃO DE VALORES


 Palavras como inclusão, justiça, respeito, sustentabilidade, igualdade que são ouvidas com frequentemente em nosso cotidiano escolar. Que bom que elas estejam presentes  nesse espaço! Mas isso não é o suficiente, pois o ato de educar pressupõe sair do nível teórico para atuar no nível prático. E não raramente nos esquecemos de que respeito vem acompanhado simplesmente de atos tão simples como aguardar a sua vez na fila do lanche, sem furar a fila... colocar o papel do lanche na lixeira.
 Devemos realmente celebrar que a educação para os valores tenham chegado às escolas,  pois saber ser pessoa   é imensamente mais importante do que decorar datas comemorativas e fórmulas.. Entretanto, não devemos nos esquecer  que a escola tem  uma função distinta: A de oferecer instrução e formação intelectual. E que a educação e desenvolvimento pessoal, é antes de tudo, função da familia.
Assim sendo, não podemos nos esquecer que o  lar é o autêntico espaço formador de pessoas. E que as crianças aprendem cotidianamente com  seus pais, sobretudo, pelo que vêem neles, como atuam, como respondem perante os problemas. A criança antes de tudo necessita de modelos para o seu fazer e agir. E seus pais são seus primeiros modelos. Dessa forma, os exemplos de atitudes dos pais tem uma importancia relevante durante os primeiros anos  dos filhos. Até aos seis ou sete anos de vida, a criança corresponde ao modelo de educação que “ papai e mamãe quer” ou  seja, a criança vê o agir dos pais como verdades absolutas. A medida que  crescem vão compreendendo melhor por que é importante comportar-se dessa forma ou não, mas, guiando-se pelo que vêem em casa, especialmente até aos doze anos. Daí a  importância de educar as crianças através do exemplo.
Talvez por isso, a melhor forma de transmitir valores, de aprender a viver em sociedade, é não aplicar jamais a tão popular frase de “faz o que eu digo e não o que eu faço”. Se quisermos que nossos filhos alcancem uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na igualdade,  devemos começar por criá-los nós mesmos e “fazer o que dizemos”.
Os valores transmitem-se através do exemplo, mas assentam com força, graças à compreensão de que são necessários. Como podemos ajudar uma criança pequena a perceber esta importância? Uma boa maneira é aplicar a fórmula de “faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem com você e não faça com ninguém aquilo que não gostaria que fizessem com você ”. Em outras palavras: Colocar as crianças na hipótese de serem elas os protagonistas de certas atitudes.

Maria de Lourdes Fiorido
Profª AEE na EEEF Liberal Zandonadi

Olá Seguidores

 Lembra que fomos em uma visita monitorada a Exposição de Arte em Madeira do Sr. Pedro Giubbine e Welington?   Então olha que bacana...saiu uma reportagem na Rede Gazeta e esá no portal G1....confiram!



http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-1edicao/t/edicoes/v/restos-de-madeira-viram-obras-de-arte-em-exposicao-em-venda-nova-do-imigrante-no-es/2001599/

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Exposição em Madeira



Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto


Hoje foi um dia bem especial. Fomos ao Centro Cultural de Venda Nova do Imigrante/ES para apreciar uma Exposição de Artes em Madeira com os escultores Pedro Giubbine e Welington Nenzim. Chegando ao local pudemos observar e apreciar  50 esculturas abstratas e figurativas. Segundo Pedro Giubbine  “Minha arte é a arte com madeira morta, não utilizo verniz apenas cera para acabamento de cada peça”. E ainda Giubbine diz que  não comercializa peça alguma por se sentir parte das mesmas. Já o escultor Welington faz as peças e no acabamento utiliza cera e verniz, ele vende suas peças e ainda presenteia parentes e  amigos.
Para nós Alunos Talentosos foi uma oportunidade única ter uma Exposição tão maravilhosa bem perto de nosso alcance. O aluno Luiz Guilherme,08  anos,  achou bem interessante ser utilizado apenas madeira morta e ainda agregar pedaços de metal para virar arte. Segundo o aluno Daniel  Ambrosim,09 anos,  essa transformação da madeira morta em arte viva é o que mais encanta.
O aluno Heitor Falqueto foi com um foco na observação e outro na fotografia e nos diz: “como eu fui o fotógrafo eu foquei mais o meu olhar e observei bem mais as esculturas....gostei das fotografias”
José Ricardo Garcia, 09 anos, diz: “Eu aprendi uma nova arte que não conhecia e através da percepção vou ter novas ideias...”

13/06/2012

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto



Foto: Claudete Bellon

Foto Romelho

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Professora Katiucha

Foto: Professora Katiucha

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

Foto: Aluno Talentoso Heitor Falqueto

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Viagem enriquecedora

No dia 29 de maio de 2012 a turma do Projeto (Programa) Aluno Talentoso saiu em viagem rumo a Vitória/ES capital do Estado do Espírito Santo.
Foi um dia bacana com muito efeito visual e conhecimento. Pela manha a parada obrigatória foi na Escola de História e Biologia:

http://www.vitoria.es.gov.br/seme.php?pagina=escolabiologiahistoria

Lá os alunos tiveram a oportunidade de fazer o roteiro histórico de Vitoria do período de Colônia até a República. Foi bem informativo e a apreciação foi geral, principalmente na parte das maquetes maravilhosas exaltando ainda mais os casarões e igrejas daquela cidade.

Parada para o almoço foi no Bandejão Universitário da UFES. Momento de contato direto com o campus da universidade.

A tarde fomos na exposição "Mestres Franceses", realizada no Palácio Anchieta. Mais uma vez os alunos saíram de lá extasiados com o que viram.